SOBRE MIM

 UMA BREVE INTRODUÇÃO

O KICKBOXING, esporte para o qual não há idade para começar -- muito menos para encerrar; esporte este que proporciona considerável qualidade de vida, trazendo inúmeros benefícios à saúde, e assim  auxiliando na prevenção de doenças relacionadas à idade e no fortalecimento da auto-estima muito significativo, entre outros benefícios, como trabalho em equipe, auto-superação, cooperação, o cumprimento de regras de forma hierárquica, e respeito mútuo.
AMO OQUE FAÇO, POR ISSO FAÇO BEM FEITO E COM AMOR.



TREINAR NOS FERIADOS, SO A NOSSA EQUIPE MESMO!


Nos contextos sociais desfavorecidos, problemas de cunho educacional são, vias de regra, mais abrangentes do que aqueles que poderiam ser sanados com a educação formal, precisamente, a educação básica (escolar). Os problemas aos quais nos referimos dizem respeito às questões que envolvem crianças, adolescentes e jovens que convivem diretamente com os contrastes sociais, como os diversos tipos de violência, a exclusão de oportunidades de estudo e de uma vida plena e saudável. Para estes adolescentes, esta exclusão acontece de forma drástica, pois, cotidianamente, eles são apresentados, principalmente através dos meios de comunicação em massa, aos bens de consumo e aos serviços proporcionados às camadas sociais mais abastadas, entretanto, são cada vez mais privados, excluídos destes benefícios.

A escola formal, por vezes, se apresenta como o meio pelo qual esta realidade é mantida, ou seja, trata-se de uma instância social na qual as desigualdades sociais são mantidas e reforçadas por apresentar um ensino precocemente especializado, técnico, deficiente e voltado para a formação de mão de obra, o que evidencia as causas do aumento da criminalidade, da maternidade precoce, dos vícios entre outras patologias da modernidade, ao invés de formar sujeitos emancipados e com o direito de escolha, o que pressupõe a possibilidade de optar pelas diversas áreas de estudo e trabalho. Neste sentido, as diversas organizações não governamentais pertencentes ao chamado terceiro setor, as ONGs, e escolas estaduais e, principalmente municipais, têm realizado trabalhos a favor da diminuição deste fosso social existente nos países em desenvolvimento que são caracterizados por estas desigualdades acentuadas, por exemplo trabalhos culturais, com artesanatos, recicláveis e, principalmente, projetos como futsal, vôlei, capoeira, KICKBOXING e outros, de acordo com o profissional e suas capacidades para tal projeto, formas essa nas quais procuramos tirar essas crianças, adolescentes e jovens das ruas ocupando seus dias e tendo como atrativos atividades culturais e atividades físicas.

OBJETIVOS


Diante destas preocupações, temos em vista que a inserção destas crianças jovens e adultos no esporte pode propiciar a integração da formação para o trabalho e a formação para a vida, pois contribui para que estes sujeitos interajam com pessoas e lugares que diferem de seu cotidiano. Dentre estas atividades, destacamos o KICKBOXING que propicia a constituição de uma equipe como "segunda casa", formada por professor, alunos e colaboradores.

Ao contrário do que o senso comum pode dizer sobre este esporte como incentivo à violência, ele proporciona o desenvolvimento da disciplina, do caráter, do espírito de grupo, da cidadania, da ajuda ao próximo, da formação ética e moral, além de incentivar as práticas saudáveis de alimentação e atividade física.

Alguns títulos de KICKBOXING
Para o desenvolvimento da disciplina, os alunos desde cedo são habituados ao respeito às hierarquias (determinadas pela graduação de seus companheiros, que são expostas segundo as cores das faixas), aos horários de treino a serem seguidos e aos exercícios de técnica e condicionamento que são requeridos em sua rotina.

Para a formação do caráter e de ajuda ao próximo, esses alunos são expostos à necessidade de ajudar o professor nas atividades com os colegas menos graduados, principalmente ao incentivá-los e transmitir as habilidades já conquistadas.


Para a formação ética e moral, há um esforço para conscientizar os adolescentes de que as técnicas aprendidas têm o objetivo de serem reproduzidas em competições e demonstrações, com pessoas que possuem as mesmas habilidades e treinamento que eles e, que por isso, não devem ser de maneira alguma utilizadas de forma a denegrir física ou psicologicamente semelhante.

Com isto, os alunos aprendem que o poder que lhes é dado deve ser direcionado para o bem de si mesmo e do próximo, sempre transmitido pelo professor. Este esporte, como todos os outros, também pressupõe um condicionamento físico e uma alimentação balanceada, que acarretam na vida saudável e prioriza os bons hábitos, livrando os estudantes do contato com os vícios tanto das drogas legais, como álcool e tabaco, como as ilícitas. Todos estes elementos se caracterizam como uma cultura esportiva que os estudantes poderão levar para suas vidas familiar e profissional e que certamente contribuirá para seu crescimento pessoal.

Assim, minha equipe formada por alunos e profissionais do CIPS, foi iniciada no ano  de 2008, com cerca de 15 alunos e um professor de Educação Física. Atualmente conta com mais de 100 alunos e professores que treinam regularmente e que têm participado de eventos e campeonatos , representando o estado de São Paulo - e até o Brasil - em campeonatos internacionais.

Exemplos disto podem ser expressos com a divulgação da grande participação dos alunos do CIPS, no “Dia do Desafio”, de vinte e oito de maio de 2009, 2010 e 2011, em corridas rústicas, eventos beneficentes no qual ajudamos, eventos que também contaram com a participação de atletas profissionais de nossa cidade, campeonatos e torneios dentro da cidade de Bauru e fora, como o Campeonato Brasileiro de KICKBOXING realizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo  e, recentemente, a equipe de KICKBOXING  teve uma importante participação no XIV Campeonato Paulista de KICKBOXING, onde foram conquistadas 17 medalhas de 14 atletas que foram, alguns conquistando medalhas em duas modalidades outros sagrando se campeões com apenas 2 meses de treino, entre classificações,  e outros campeonatos brasileiros, copa do Brasil, Pan-americano, graduações etc.

FORMAÇÃO E TÍTULOS

Formado em Educação Física Plena em 2006 (Bacharelado e Licenciado), trabalho há 2anos e meio como Coordenador de Esporte e Lazer no CIPS (Consórcio Intermunicipal da Promoção Social). Há 4 anos professor de Ensino Médio, no Colégio Espaço Sistema Poliedro; personal trainer há 5 anos com aulas particulares (atendendo a famílias de renome na cidade de Bauru)  em clínicas e academias, professor de KICKBOXING no CIPS - Bauru, e agora tenho minha própria equipe e academia de kickboxing, a Academia Thiago Vianna.

Já no KICKBOXING, sou campeão no torneio Choque Team, Art of War, Interno BTF, Copa do Brasil, Estreante Paulista, bicampeão paulista, campeão brasileiro e pan-americano; esses são meus títulos mais importantes.


Quadro de Medalhas e troféus  Professor THIAGO VIANNA.



Enfim, a necessidade de expandir este trabalho em direção a novos rumos, cidades, espaços e públicos diferentes, de forma a envolver cada vez mais e mais pessoas, é cada vez mais crescente, pois trata-se de um trabalho pleno, sério e satisfatório, pelo qual presenciei, e inda presencio, muitas mudanças (para melhor, é claro) em relação a alunos de uma forma geral; mudanças estas que estão estampadas no brilho de cada olhar, na satisfação clara, demonstradas por meio de conversas e de atitudes, para as quais ainda não há dinheiro  e nem bem material que consiga pagar, suprir ou mesmo superar a satisfação que me é proporcionada.